terça-feira, 3 de abril de 2018

Museu dos Terceiros Abre Exposição sobre o Património Religioso de Refoios do Lima


O Museu dos Terceiros inaugura, no próximo dia 6 de abril, às 18h, a exposição temporária O Património Religioso de Ponte de Lima: A Freguesia de Refoios do Lima.
Continuando o trabalho iniciado há anos de divulgar o acervo sacro existente no território do atual concelho de Ponte de Lima, o Museu volta-se este ano de 2018 para uma das freguesias mais ricas neste domínio, Refoios do Lima, reflexo da sua história primordialmente associada ao imponente mosteiro que os Cónegos Regrantes de Santo Agostinho aí fizeram erguer no século XII, cujo templo constitui hoje a Igreja Paroquial.
A par desse importante cenóbio, um dos mais impressionantes em todo o vale do Lima, Refoios do Lima foi assistindo ao longo dos séculos à edificação de numerosas capelas, algumas das quais antiquíssimas e que foram dotadas de peças de elevado significado religioso e histórico.
A presente exposição procura assim dar a conhecer ao visitante alguns desse objetos de arte, exemplares que, sobretudo no domínio da pintura e da escultura, testemunham a riqueza artística da freguesia.
Com entrada livre, estará patente ao público até 31 de agosto, no horário habitual do Museu dos Terceiros, de terça a domingo, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.