domingo, 2 de julho de 2017

Qualifica IT vai reconverter mais 75 licenciados desempregados

Braga, 30 de junho de 2017 – Arrancam na próxima semana as inscrições para a 2.ª edição do programa Qualifica IT, que tem como objetivo formar e facilitar a entrada de licenciados desempregados no mercado de trabalho. Resultante de uma parceria entre a InvestBraga, a Universidade do Minho e o IEFP, a 1.ª edição do Qualifica IT garantiu uma taxa de 65% de empregabilidade, entre os participantes que terminaram a formação.
“O Qualifica IT tem como objetivo dotar licenciados desempregados das competências adequadas às necessidades das empresas da área de desenvolvimento de software, favorecendo a entrada no mercado de trabalho qualificado nas empresas tecnológicas, existentes na região”, explica Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga.
“Os excelentes resultados da 1.ª edição do programa, que contou com 100 participantes, justificam a continuidade deste projeto, que, por um lado, combate o desemprego, e, por outro, garante que existe mão-de-obra altamente qualificada, por forma a responder às necessidades de contratação das empresas do setor locais e atrair ainda mais empresas da área das tecnologias para a Braga”, acrescenta Carlos Oliveira.
O programa envolve ainda o tecido empresarial de Braga. À InvestBraga, à Universidade do Minho e ao IEFP juntam-se mais de 20 empresas presentes na região, entre as quais se destacam a Accenture, a Bosch Car Multimédia, o grupo dst e a Primavera BSS, onde os formandos farão o estágio final de formação.
“Muitos dos formandos da edição anterior acabaram por ficar a trabalhar nas empresas onde realizaram o estágio. Para já, contamos com a participação de 20 empresas, mas estamos ainda a estabelecer protocolos com outras empresas que estejam igualmente interessadas em colaborar”, conclui o presidente da InvestBraga.
Durante a próxima semana a InvestBraga, a UMinho e o IEFP irão realizar sessões de apresentação do programa Qualifica IT e sobre as condições para as candidaturas, aos desempregados licenciados inscritos nos centros de emprego que cumprem os requisitos de acesso. Estas sessões vão decorrer em Guimarães (no dia 3, às 11 horas, no auditório B1.10, no campus de Azurem da Universidade do Minho), em Barcelos (no dia 4, às 14 horas, na Junta de Freguesia de Arcozelo), em Famalicão (no dia 5, às 14 horas, na Escola D. Sancho I) e em Braga (no dia 7, às 9 horas e às 11 horas, no auditório A1, no campus de Gualtar da Universidade do Minho).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.