domingo, 2 de julho de 2017

CoderDojo Esposende foi um sucesso Jovens de Esposende aprendem a programar na plataforma mundial CoderDojo.

Com uma sala cheia de crianças entre os 7 e os 17 anos. Foi assim que começou o CoderDojo Esposende no passado Sábado, 1 de Julho. A abertura da primeira aula teve a presença da Presidente da Associação de Cidadãos de Esposende, Maria Araújo, que dirigiu algumas palavras aos Jovens programadores, referindo que a codificação pode ser uma força para a mudança no mundo e fazendo ver que todos os programas que irão utilizar ao longo das aulas são Open Source. Ou seja, são gratuito para todos, pelo que podem utilizar todos os recursos livremente fora das sessões do CoderDojo.
Esta primeira aula no Dojo Esposende realizou-se nas instalações da ACICE - Associação Comercial Industrial do Concelho de Esposende e foi dedicada ao Scratch, uma aplicação que permite aos jovens iniciar a programação em blocos, ajudando a entender como funciona a programação base.
O objectivo final na aula foi a construção de um pequeno jogo de labirinto em que os jovens programadores puderam ver o resultado final da programação.
Durante toda a sessão foi possível ver o entusiasmo por parte dos mais pequenos na aprendizagem Scratch. Durante as duas horas de aula puderam experimentar diferentes opções na programação, conviver com outros jovens e, sobretudo, partilhar ideias na construção de um mesmo objectivo.
Os jovens programadores são premiados com emblemas digitais, já que o CoderDojo premeia cada programador, seja pela sua presença na aula, seja pela apresentação de projectos que desenvolvem. Estes emblemas são reconhecidos pelos diferentes Dojos espalhados pelo mundo.
Importante referir que os encarregados de Educação são convidados a ficar e participar na aula, envolvendo de uma forma única pais e filhos.
Nas próximas aulas serão abordados temas como Arduíno e a linguagem de programação C+, em que os jovens programadores terão a oportunidade de construir e desenvolver objectos interactivos independentes.
Um aspecto importante do CoderDojo consiste em fomentar a criatividade e a diversão num ambiente social. O CoderDojo faz com que o desenvolvimento e a aprendizagem de programação constituam uma experiência divertida e positiva.
De recordar que CoderDojo e Raspberry uniram forças para que os CoderDojo sejam cada vez mais uma realidade. Em Esposende o CoderDojo surgiu pelas mãos da Associação de Cidadãos de Esposende, que aposta novamente em projetos inovadores para o concelho. Este Dojo integra a Comunidade internacional de clubes de programação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.