quinta-feira, 6 de julho de 2017

Apresentação do livro Naufrágios no “Mar de Viana”, de Manuel de Oliveira Martins, editado pelo Centro de Estudos Regionais

No próximo dia 15 de julho (sábado), o Centro de Mar - Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar, a funcionar no Navio Gil Eannes, às 19.00 horas, acolhe o lançamento do livro “Naufrágios no Mar de Viana“, de Manuel de Oliveira Martins. A apresentação estará a cargo de José Carlos Loureiro, presidente do Centro de Estudos Regionais e prefaciador do livro.
“Naufrágios no Mar de Viana“ é um livro de memórias e histórias, editado pelo Centro de Estudos Regionais e composto por mais de trezentas páginas, com arranjo gráfico de Rui Carvalho. O livro é patrocinado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. O seu conteúdo incide essencialmente sobre sinistros marítimos ocorridos durante os séculos XIX e XX na zona geográfica compreendida entre a foz do rio Minho e os Cavalos de Fão, um pouco a sul de Esposende, a que os pescadores chamam «Mar de Viana».
O autor procurou narrar os acontecimentos trágicos ocorridos naquele período nessa zona, acrescentando-lhe um pouco da história dos socorros a náufragos, uma análise social e económica dos acontecimentos reportados aos naufrágios e famílias e, por último, depoimentos de marítimos vítimas de acidentes, que sobreviveram à tragédia, entre os quais o autor, também vítima de um naufrágio.
Este é o terceiro livro de Manuel de Oliveira Martins dedicado à vida dos pescadores e marítimos de Viana do Castelo. O seu livro Pilotos da Barra de Viana do Castelo. 100 Anos de História (1858-1958), publicado pelo CER, em 2010, encontra-se esgotado. A segunda obra intitulada Viana e a Pesca do Bacalhau, datada de 2013, é uma referência na bibliografia sobre o tema.
A sessão é pública.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.