quinta-feira, 11 de maio de 2017

Teatro do Noroeste Apresenta Programação Internacional

Espetáculos de criadores de Espanha, Argentina, o 40º FITEI e a 3ª edição da Escola de Verão para Atores marcam presença na programação que o Teatro do Noroeste apresenta até julho, em Viana do Castelo.
No mês de maio, regressa o A 4 Mãos, ciclo de programação conjunta do Teatro do Noroeste – CDV e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que desta vez nos traz o espetáculo “Não Dá Trabalho Nenhum”, produzido pelo TEP – Teatro Experimental do Porto. Este espetáculo, com encenação de Gonçalo Amorim e interpretação de Inês Pereira e João Miguel Mota, contará ainda com a participação especial de elementos do Projeto Comunidade do Teatro do Noroeste – CDV.
Também neste mês de maio, é de referir a participação dos atores do elenco residente da companhia vianense no Concerto pela Paz, a realizar no dia 19 de maio no Teatro Municipal Sá de Miranda, com o recital de poesia “Paz?”, acompanhados pelo também ator e músico Francisco Pires. No dia 25 de maio, dá-se continuidade à iniciativa «Na Casa», Ciclo de Programação da Casa Manuel Espregueira e Oliveira, com um recital de poesia e música que celebrará o Aniversário do Nascimento de Manuel Espregueira e Oliveira.
Em junho, o grande destaque da programação é a 40ª edição do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, que conta este ano com Viana do Castelo como uma das cidades organizadoras. A programação em Viana inicia-se no dia 3 de junho, com dois espetáculos: às 16h00, a reposição de “Anjo Branco”, encenado por Graeme Pulleyn, espetáculo do Teatro do Noroeste – CDV que se realiza no Navio Hospital Gil Eannes e teve enorme sucesso aquando da sua estreia, em 2016; mais tarde, às 21h30, apresenta-se “Calypso”, da companhia espanhola Voadora, no Teatro Municipal Sá de Miranda. No dia 4 de junho, “Anjo Branco” acontece novamente pelas 16h00. Na semana seguinte, no dia 10 de junho, a programação do FITEI em Viana contempla mais dois espetáculos, que acontecerão no Jardim da Marina: às 15h00, o espetáculo “E-nxada”, da companhia portuguesa Erva Daninha, e logo depois, às 17h00, “Todo lo que está a mi lado”, espetáculo de Fernando Rubio, conceituado criador argentino.
Ainda em junho, o Teatro do Noroeste coordena a animação da Feira Medieval de Viana do Castelo, que este ano se realiza entre os dias 16 e 18, no centro histórico da cidade. No final do mês, entre os dias 26 e 30 de junho, o serviço educativo do Teatro do Noroeste – CDV realiza o Workshop de Teatro – Férias de Verão, que se destina a crianças entre os 6 e os 12 anos e tem como temática “Viana, Santareno e o Mar”.
Finalmente, em julho, realiza-se a 3ª edição da Escola de Verão para Atores, entre os dias 17 e 26 de julho, com o tema “Poesia e Vanguarda: Almada, Lorca e Maiakovski”. Os formadores de 2017 são Guillermo Heras, Alexandra Moreira da Silva, Gonçalo Amorim, Antonio Simón, Isabel Barros, Teresa Lima e Ricardo Simões, diretor artístico do Teatro do Noroeste – CDV.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.