segunda-feira, 15 de maio de 2017

Rede Social de Braga atenta aos desafios da inovação social

A Rede Social de Braga promoveu, recentemente, um workshop subordinado ao tema ‘Braga: Hub de Inovação Social’, com o objectivo de dar continuidade ao desafio de posicionar o Concelho de Braga como um verdadeiro ‘hub’ de inovação social. O encontro, presidido por Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga e que se realizou no Auditório José Sarmento, contou com a participação de uma centena de parceiros do Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Braga.
Segundo Firmino Marques, o encontro permitiu “consolidar conhecimentos e estimular a criação de soluções criativas, cooperantes e sustentáveis aos desafios sociais, bem como informar sobre medidas de financiamento existentes para a operacionalização dos projectos identificados como prioritários de intervenção, inscritos no Plano de Desenvolvimento Social (PDS) 2016-2021 para o Concelho de Braga”.
Assim, Helena Loureiro, da Iniciativa Portugal Inovação Social, deu conta do instrumento de financiamento “Capacitação para o Investimento Social” que pretende apoiar iniciativas de empreendedorismo e inovação social no reforço das suas capacidades organizativas e competências de gestão.
Também Carlos Santos apresentou as iniciativas do Programa Urbact III – BOOSTINNO, rede que integra nove cidades europeias visa desenvolver acções concertadas e integradas de desenvolvimento de conceitos de Inovação Social em contextos municipais.
A sessão contou, também, com a adesão de novos parceiros à Rede Social, com a aprovação de pareceres para a criação de respostas sociais, bem como a apresentação do Projecto MAKEBRAGA, do Contrato Local de Desenvolvimento Social, que tem como finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de acções a executar com os parceiros da Rede Social, para a promoção do desenvolvimento social de Braga.
No final da sessão, sortearam-se entre as entidades parceiras da Rede Social, parte da receita angariada com o espectáculo “The Classic”, composto pelos músicos Fernando Felgueiras, Orlando Xavier e Paulo Campos que celebraram o I Aniversário em Braga. A verba acabou por ser atribuída à ACARE - Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga e Centro Social da Paróquia de Ferreiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.