segunda-feira, 22 de maio de 2017

Projeto social e comunitário AMAReMAR apresenta “Quando o Mar é mais” 3 de junho - 22h00


“Quando o Mar é mais” é o resultado da criação coletiva das diversas oficinas artísticas que integram o projeto social e comunitário AMAReMAR, que será apresentado à comunidade esposendense no próximo dia 3 de junho, pelas 22h00, na Marina sul de Esposende, integrado no evento “Esposende, Terra de Mar”.
Trata-se do segundo espetáculo do Triumph'arte - Grupo de Teatro Comunitário de Esposende, criado em 2016 no âmbito deste projeto, que retrata Esposende e as suas gentes. Ao longo dos vários encontros semanais, através da escolha dos participantes de locais, objetos, histórias, memórias, da conversa com distintas personalidades, e de visitas a museus e lugares emblemáticos da cidade, foi possível a construção de forma coletiva, de um resultado artístico e de reflexão sobre o lugar em que se vive, como se vive e como se quer viver.
Na convivência e na partilha entre os diferentes elementos do grupo, de várias gerações, e tendo sempre o Mar como ponto de partida e de chegada relembrou-se com saudade a Esposende do passado, refletiu-se a Esposende atual e questionou-se a Esposende do futuro.
Ao longo de todo este processo, todas as Oficinas que integram o projeto AMAReMAR - Teatro, Música, Ilustração, Fotografia e Vídeo, foram cruzando o seu trabalho tendo em vista uma criação diversa em linguagens e vivências. Posteriormente, foram convidados grupos conterrâneos que compõem o tecido social, cultural e desportivo local, para enriquecerem e participarem nesta experiência de criação coletiva. Neste sentido, o espetáculo contará com a colaboração do Coro Ars Vocalis e do Clube Náutico de Fão.
Em atividade desde 2016, o projeto AMAReMAR tem vindo a promover a coesão social, valorizando a educação pela arte com as diversas Oficinas que integra, no enriquecimento da formação integral do indivíduo e do seu coletivo, e no desenvolvimento de uma sociedade mais solidária e participativa. Com coordenação de Hugo Cruz, especialista em práticas artísticas e comunidades, o projeto integra oficinas de Teatro, Música, Ilustração, Fotografia e Vídeo, sob orientação, respetivamente, de Susana Madeira, Filipe Miranda, Joana de Rosa e Rogério Ribeiro.
No próximo mês de setembro, o AMAReMAR participará no evento MEXE - Encontro Internacional de Arte e Comunidade, promovido pelo PELE – Espaço de Contacto Social e Cultural, do Porto, com o tema “Cidade - Corpo Coletivo”. Assim, no dia 23, no Teatro Carlos Alberto – Porto, fará a reposição do espetáculo “Quando o Mar é mais”, e, no dia 24, atuará o grupo de Hip Hop - S90.
Este projeto municipal encontra-se aberto a todos os que nele pretendam participar, independentemente da sua idade, sendo de acesso gratuito.
Fonte: Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.