quarta-feira, 3 de maio de 2017

Poetas do Lima evocados em Sarau Literário Poesias à Sexta – Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

A segunda edição de “Poesia à Sexta”, que decorreu no passado dia 28 de abril, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, foi inteiramente dedicada a grandes personalidades das Letras que se inspiraram no rio Lima, e nas paisagens bucólicas da histórica vila alto minhota, para a composição de aprumados textos poéticos. Num sarau que recolheu o entusiasmo do público, Cláudio Lima e Fernando Aldeia – orientadores da sessão evocativa - selecionaram trabalhos de 12 figuras de renome literário, local e nacional, que foram sendo declamados em intercalação com a leitura de notas biográficas para melhor entendimento do percurso de cada escritor.
Diogo Bernardes foi o autor escolhido para abertura do serão, seguindo-se o irmão Frei Agostinho da Cruz e o poeta e pedagogo Sebastião da Gama que, não sendo natural de Ponte de Lima, consagrou em versos o fascínio retirado da contemplação do mítico “rio do esquecimento”. Mas a noite fez-se também de textos de Delfim Guimarães, de Amélia Janny, de Teófilo Carneiro, de António Ferreira, de António Vieira Lisboa, de João Marcos, de António Manuel Couto Viana e de Luís Dantas – refinado leque de escritores que, ligados por nascimento ou afeição a Ponte de Lima, traduziram nas suas composições poéticas a beleza natural do Lima e da terra que o circunda.
Em ano de centenário da morte de António Feijó, o poeta-diplomata ponte-limense foi o protagonista da sessão evocativa. Depois da recuperação dos principais momentos da vida e obra do eminente autor por Cláudio Lima, o escritor Fernando Aldeia leu as últimas quadras do poema “Inverno”, retirado da obra “Ilha dos amores”, que serve de hino à vila que o viu nascer. Hino que se ouviu musicado e que acabou entoado pelos presentes, num momento de partilha e comoção.

A sessão de “Poesia à Sexta” – a segunda num total de quatro encontros – contou com a habitual presença do Dr. Paulo Barreiro de Sousa, Vereador com o Pelouro da Educação do Município de Ponte de Lima. Segue-se, a 26 de maio, pelas 21h00, a apresentação do livro “Olhares in versos”, de João Luís Dias. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.