quarta-feira, 3 de maio de 2017

Novas oportunidades e desafios _ O Projeto Educativo "Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil" continua a avançar nas escolas do Município de Ponte de Lima

Já se encontra em andamento a última fase, por este ano letivo, do Projeto Educativo “Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil” com enfase no tema “O que dizem os rios”. As escolas de Refoios e Rebordões de Souto protagonizam agora esta travessia de cooperação e partilha onde as crianças têm a oportunidade de desafiar o seu pensamento crítico e o seu conhecimento, em forma de textos, artigos, poesias, afirmações, diálogos e desenhos. A sua opinião demonstra e reivindica direitos como pessoas com capacidades plenas, com desejos de participar e ser tomadas em conta como cidadãs com sensibilidade global.
Assim com a participação de 71 crianças das escolas EB1 de Ponte de Lima, Poiares, Gandra e de Vitorino dos Piães, e desta vez, 38 crianças de 3º e 4º ano das escolas Básicas de Rebordões de Souto e Refoios o projeto conta com atividades diversas entre as quais se destacam as possibilidades de construírem projetos coletivos do seu interesse, trabalhar em quadros de imaginação, fazer visitas de estudo, ler e construir jornais, expressar e defender ideias, fazer exercícios de rádio onde podem partilhar opiniões individuais e coletivas sobre temas vários relativos à natureza e seu universo de inter-relações.
Apoiado, desde o início, pelo Município de Ponte de Lima, o “Projeto Educativo de Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil” é dinamizado através da Associação “Soy Niño, Sou Criança”, pelos investigadores Grécia J. Rodríguez Pinto e Leonardo de Albuquerque, no âmbito de investigações de doutoramento, que oferecem contributos tangíveis às crianças do Município para que possam desfrutar e encontrar nesta experiência uma plataforma para o encontro das motivações próprias, a confiança para participar e a consciência da escuta e da palavra dita, com responsabilidade, consigo mesmo e com os outros.
Mais uma vez, ao apoiar este projeto, o Município de Ponte de Lima oferece às gerações mais jovens, uma janela para vivenciar aprendizagens a longo prazo, com deslumbramento e vontade. Ao mesmo tempo, estimulam-se valores como a cooperação e a solidariedade, para que sejam postos em prática pelas crianças, entre elas e com o mundo a sua volta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.