sexta-feira, 5 de maio de 2017

Nossa Senhora do Rosário celebrada na Sé de Braga

A Sé de Braga comemora, a 7 de Maio, o dia de Nossa Senhora da Rosa ou do Rosário. Durante a manhã, serão celebradas eucaristias na Catedral, às 8h30 e às 11h30. No período da tarde, a celebração na Catedral inicia-se com o terço às 17h25, seguida de Eucaristia, às 18h00.
Prolongamento, em certos aspectos, do culto do Nossa Senhora da Misericórdia, o culto à Virgem do Rosário remonta aos finais do séc. XV, tendo sido propagado com rapidez com a criação de várias confrarias do Rosário pelos dominicanos.
A festividade relembra a aparição da Virgem perto da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, em 1417, a dois mercadores que se tinham perdido em viagem na floresta. Nossa Senhora apareceu com o Menino Jesus numa mão e um ramo de rosas na outra.
Etimologicamente, rosário designa uma coroa de rosas, um género de colar de contas em voga até ao século XVI. As contas estavam representadas como rosas brancas e vermelhas que logo se substituíram por dois tipos de bolas: as maiores para o Pai Nosso, que começavam cada dezena, e as mais pequenas para o Ave Maria. É, em suma, um instrumento para contar, um ábaco das orações.
A Capela de Nossa Senhora do Rosário, localizada no lado esquerdo do transepto, é, nos finais do séc. XVIII, a primeira capela do transepto a receber um novo retábulo, ostentando nele, ainda hoje, uma imagem de Nossa Senhora do Rosário feita em Roma e colocada no novo altar depois de 1791. Encimando o retábulo, pedem dois anjos sustentando uma coroa de rosas.
Criada em 1583, a confraria de Nossa Senhora do Rosário teria, em 1780, altar na nave do Santíssimo Sacramento, tendo sido, posteriormente relocalizada na antiga capela dedicada a S. Martinho de Dume.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.