terça-feira, 30 de maio de 2017

III Esposende Cup será disputado por 100 equipas de 7 países de 22 a 25 de junho

Foi esta manhã apresentado o Esposende Cup - III Torneio Internacional de Futebol juvenil, que vai decorrer entre os próximos dias 22 e 25 de junho, em vários recintos desportivos do concelho, organizado pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a empresa CA Tourism & Events. Apadrinham este evento o ex-internacional português Pedro Mendes e Pedro Neto, jovem revelação no mundo do futebol.
Esta terceira edição será disputada por 100 equipas, em representação de 46 clubes/academias provenientes de 7 países, designadamente Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Suécia e Angola, num total de 351 jogos. Em termos globais, serão mais de 2 000 participantes, entre atletas e staff das equipas, que, ao longo de quatro dias, se concentrarão em Esposende num torneio repleto de diversão, aprendizagem e de fair play.

Este ano, o Esposende Cup estende-se por mais um dia, e, entre outras novidades, apresenta a reformulação dos competitivos, um secretariado central onde será feita a acreditação dos atletas, os resultados online em tempo real e o apoio médico nos cinco estádios que acolhem a competição, nomeadamente Centro Desportivo do CF Fão, Estádio Padre Avelino Peres Filipe, Marinhas, Estádio Padre Sá Pereira, em Esposende, Estádio Horácio Queirós, em Forjães, e Estádio de Vila Chã, envolvendo na organização o Clube Futebol de Fão, Futebol Clube Marinhas, Associação Desportiva de Esposende, Forjães Sport Club e União Desportiva de Vila Chã. O evento conta com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, Associação de Futebol de Braga e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e com os patrocínios da Era Imobiliária, Lacatoni e Espoauto.
A arbitragem dos jogos será assegurada pela Associação de Futebol de Braga, sendo que, relativamente aos jogos do escalão Traquinas, estará a cargo de jovens do concelho, valorizando, assim, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste plano pelo Município, conforme assinalou o Vereador do Desporto da Câmara Municipal. Rui Pereira sublinhou que a realização deste torneio visa possibilitar às crianças e jovens do concelho a participação num Torneio Internacional, fomentar a prática desportiva e o associativismo, dar a conhecer as instalações desportivas do concelho e dar visibilidade aos clubes anfitriões e restantes clubes e associações participantes, assim como aos atletas do concelho. Este evento pretende também afirmar Esposende como um destino turístico, com especial incidência para o turismo associado ao desporto, e atrair gente ao concelho, contribuindo para o desenvolvimento económico, nomeadamente ao nível do alojamento, restauração e comércio.
Clemente Araújo da CA Tourism & Events deu a conhecer o quadro competitivo e apresentou as principais novidades em termos organizativos, para além de valorizar a parceria que faz deste um dos melhor torneios nacionais apesar da sua curta existência.
Convicto de que o evento vai repetir o sucesso das edições anteriores, o Presidente da Câmara Municipal referiu que este Torneio é o corolário da aposta deste executivo no plano desportivo, nomeadamente no apoio aos clubes e à vertente da formação ao nível do futebol. Benjamim Pereira realçou que o apoio é mais abrangente e abarca várias outras modalidades, clarificando que o investimento vai desde a requalificação das infraestruturas desportivas ao pagamento das taxas de inscrição e de seguros dos atletas.
Relativamente ao Esposende Cup, Benjamim Pereira asseverou que “há um compromisso total do Município para com este evento”, e, aludindo à dimensão e abrangência do torneio, referiu que “a tendência é para crescer e para melhorar”. Agradeceu a todos quantos estão envolvidos na organização e no apoio à iniciativa, dirigindo um cumprimento especial ao jovem Pedro Neto, não só pelas qualidades futebolísticas, como pelos valores que representa.
Pedro Neto manifestou a sua satisfação pelo convite para apadrinhar o Esposende Cup, assinalando que, “enquanto jovem em início de carreira, quero ser um exemplo para todos aqueles que sonham ter uma carreira no mundo do futebol”. O futebolista saudou o Município pela iniciativa, defendendo que “deveria haver mais eventos destes onde os jovens possam mostrar o seu valor e ter a oportunidade de competir com equipas nacionais e internacionais”.
O Presidente da Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado, felicitou a Câmara Municipal de Esposende pela aposta em eventos desta natureza, realçando a sua mais-valia cultural e social, para além da vertente desportiva, e manifestou regozijo pela parceria na organização. Manuel Machado realçou que o Esposende Cup é um torneio de grande envergadura, de âmbito intercontinental, manifestando a expetativa de que esta edição seja um sucesso e de que impere o fair play e aproveitou a oportunidade para dar nota positiva ao apoio do Município aos clubes concelhios, possibilitando que possam melhorar o seu trabalho.
Para o Instituto Português do Desporto e da Juventude “é um prazer estar associado a este evento, afirmou Vitor Dias, o Diretor Regional do Norte, sustentando que o Esposende Cup “é um torneio de referência a nível nacional e internacional”. Vitor Dias destacou o facto de o torneio se disputar em diferentes locais do concelho, contribuindo também para a dinamização das freguesias e para dar a conhecer os equipamentos desportivos existentes. Salientando que “o mais importante é o convívio e o respeito pelas regras do jogo, pelo fair Play”, o Diretor Regional do Norte do IPDJ expressou a sua satisfação “por termos autarquias, clubes e organizações com esta capacidade e visão estratégia”.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.esposendecup.com.
Fonte: Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.