terça-feira, 30 de maio de 2017

Contacto com a natureza para despertar consciência ambiental na comunidade Semana do Ambiente, que se realiza entre 3 e 8 de junho, potencializa o património ambiental através de uma vertente lúdica

A Câmara Municipal de Barcelos promove várias atividades relacionadas com a natureza, na Semana do Ambiente, que se realiza entre 3 e 8 de junho.
Uma semana dedicada em exclusivo à Natureza e que visa essencialmente dar a conhecer as potencialidades do património ambiental através de uma vertente lúdica.
No dia 3 de junho, a partir das 14h30, vai decorrer a já tradicional descida do rio Cávado em canoa, com início em Areias de Vilar (junto ao açude) e termina no areal de Barcelinhos. O percurso tem a distância aproximada de sete quilómetros e estima-se o tempo de descida em três horas.
No dia seguinte, também a partir das 9h, realiza-se a caminhada pelas margens do rio Cávado, de forma a proporcionar a observação da fauna e a flora existentes.
No dia 5, a Avenida da Liberdade recebe o Desfile Ecológico, que resulta do projeto dirigido às escolas e consiste numa passagem de modelos, cujo objetivo é a elaboração de modelos de vestuário realizados pelos estabelecimentos de ensino, a partir de materiais reciclados. O tema é alusivo à preservação do ambiente.
Na noite do dia 6, é a vez do cinema ambiental assumir o papel de destaque com a projeção dos filmes do concurso de vídeo “Património Ambiental de Barcelos”, no Teatro Gil Vicente.
O Planeta Limpo de Filipe Pinto, no dia 7 de junho, é um espetáculo musical com o cantor Filipe Pinto que visa incutir nos mais jovens, e de forma lúdica, comportamentos mais responsáveis do ponto de vista da proteção ambiental, e tem lugar às 9h30, no Teatro Gil Vicente.
A semana termina em grande com a Mostra de Produtos Biológicos e workshops de infusões e flores comestíveis, no dia 8 de junho, na Avenida da Liberdade. A Mostra de Produtos Biológicos tem como objetivo promover o consumo de produtos biológicos locais, como uma mais-valia ambiental e económica para o Município de Barcelos. Já os workshops permitem dar a conhecer e provar diferentes tipos de infusões e flores comestíveis, percebendo como se processa a colheita, secagem e conservação.
Informação
Tanto para a descida do rio, como para a caminhada ecológica, a inscrição é gratuita, mas deverá ser efetuada através do e-mail gambiente@cm-barcelos.pt indicando nome, contacto telefónico e data de nascimento.
Para assistir a qualquer uma das atividades gratuitas no Teatro Gil Vicente deverá reservar bilhetes através do email tgv@cm-barcelos.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.