sexta-feira, 7 de abril de 2017

Município de Ponte de Lima Apresenta Website Renovado.

Passada mais de uma década desde a primeira ação online do Município, o dia de hoje marcou um novo capítulo na estrutura comunicativa do mesmo, que se destacou como referência a nível da modernização administrativa, com a apresentação pública do seu novo website.
Das suas várias funcionalidades, são de destacar no website a sua natureza intuitiva e de fácil navegação, a incorporação de um motor de busca próprio, a objetividade do conteúdo, e claro, a identidade visual contemporânea e empreendedora a que desde sempre o Município nos tem habituado.
Aberta pelo Vereador do Turismo, Educação e Modernização Administrativa, Dr. Paulo Sousa, a sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Victor Mendes, de colaboradores diversos, e de César Silva, em representação da WireMaze, a empresa que construiu o website.
As palavras do Vereador foram orientadas para a importância da comunicação. Importância da qual, segundo o próprio, decorre da necessidade crescente de aprimorar, expandir, adaptar e personalizar os canais de comunicação pelos quais o Município se comunica. “Tendo em conta que os comportamentos de consumo de informação não são hoje os mesmos que eram há uns anos atrás, existe uma necessidade do Município, enquanto entidade pública, de estar presente em vários canais de comunicação visando a melhoria contínua do acesso à informação e comunicação por parte dos cidadãos, empresas e visitantes”, acrescentou.
Empresas, cidadãos e visitantes, estes são os três perfis de utilizadores pelos quais se divide a linha condutora estruturante deste novo portal.
“Quem cá vive” pode agora aceder com maior facilidade ao apoio ao munícipe, e a serviços diversos, desde ação social, a proteção civil, e mesmo a cultura e a desporto. Para o visitante direcionam-se informações culturais, geográficas, gastronómicas e muito mais. Já no que toca ao Investimento, projetos como o Biz Ponte de Lima, lançado no passado dia 24 de março, encabeçam as opções, tornando tangível o acesso do interessado, a projetos que potencialmente lhe possam ser destinados, através de funcionalidades como o “fale connosco”.
Nenhum pormenor foi deixado ao acaso, com o lançamento de uma app. A app que está disponível para Android e IOS vem cimentar a importância do acesso ao canal móvel e efetivamente consolidar o esforço do Município na modernização dos seus canais de comunicação.
O Município de Ponte de Lima não se fica por aqui, com o anúncio por parte do Vereador da Modernização Administrativa de que a criação de um backoffice está a ser planeada, e que, a “médio prazo” o Município pretende disponibilizar vários serviços online. Visando o registo prévio do munícipe, este, vai possibilitar após o login, a submissão de requerimentos, a consulta da de processos, e a disponibilização de conteúdos de acordo com o histórico do utilizador.
Tanto o website como app possuem um canal RSS (Really Simple Syndication), ou seja, permitem ao utilizador receber notificações de acordo com a sua personalização prévia.
O investimento que ronda os 39.000,00€, foi cofinanciado em 80% através da candidatura de GovAltoMinho2020, cujo objetivo geral é a disponibilização de serviços públicos eletrónicos, aos cidadãos e às empresas, através de várias plataformas, de uma forma eficaz, eficiente e segura, tendo como base a reengenharia dos processos, simplificação e sua desmaterialização e interoperabilidade dos sistemas.

A nova página do Município de Ponte de Lima mantém o mesmo endereço eletrónico: www.cm-pontedelima.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.