sexta-feira, 28 de abril de 2017

Minho Digital

1 – ‘The Guardian’, um jornal inglês de referência, apresentou Portugal para uma ‘escapada’ de uns dias e, com uma óptima ilustração, elegeu o Soajo, Ermelo, Lindoso, PNPG (Parque Nacional da Penada-Gerês) e Castro Laboreiro. Bonitas paisagens  com a natureza na sua máxima genuídade, tranquilidade, hospitalidade e gastronomia são os mais que merecidos realces.
2 – NORTE 2020, um programa no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), aprovou 18 projectos para o Alto Minho. Saiba quem viu as candidaturas aprovadas.
3 – A Distrital do PSD lá conseguiu ‘desembrulhar’ o problema da candidatura à Câmara Municipal de Viana. Melgaço e Paredes de Coura também já têm candidatos. Vila Nova de Cerveira continua um ‘caso bicudo’ e é o único concelho que falta resolver. Passos Coelho vai estar este domingo na capital do distrito. Mete jantar e apresentação dos candidatos. Conseguirá ‘sarar as feridas’ internas?
4 – Quem está com uma dinâmica imparável é o vianense José Inácio Faria, Deputado Europeu eleito pelo PT (Partido da Terra). Na outra semana organizou umas jornadas com especialistas para discutir a exploração do petróleo em Portugal, e hoje vem de propósito a Arcozelo, Ponte de Lima, para uma visita à Central Betuminosa onde será recebido pelos dirigentes da Associação Cívica VERDE Maiúsculo. Na Câmara Municipal há ‘orelhas a arder’ pois o ‘caso’ já chegou a … Bruxelas!
5 – Em Merufe, Monção, o presidente da Junta de Freguesia, Márcio Alves, conseguiu realizar um dos seus sonhos com a inauguração do Espaço do Cidadão (170 serviços à disposição da população). Presentes o Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e o executivo municipal.
6 – Outro bom exemplo por terras de Deu-la-Deu, foi a inauguração da sede da prestigiada Banda de Música de Monção (a única no distrito). Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, fez questão de estar presente.
7 – Em Caminha, o escritor e nosso colunista Diamantino Bártolo, na sua simplicidade, não podia estar mais contente no passado sábado. O Teatro Valadares abriu para o lançamento da sua mais recente obra ‘Em Busca da Felicidade’ da Editora Chiado.
8 – Na emigração, o nosso destaque vai para as ‘Marias Corações de Portugal’ que em Mainz, Alemanha, procuram dinamizar a comunidade lusa. São, também, as mais recentes correspondentes do MINHO DIGITAL.  Já estamos no Brasil e Alemanha. Quem se segue?
9 –  Em Vila Nova de Cerveira regressa este domingo a 12ª Regata Internacional Ponte da Amizade com mais de 400 remadores inscritos de 9 clubes portugueses e 13 de Espanha. Consultamos o Boletim Metereológico e vai estar um dia explêndido para se sentar na relva ao longo das margens do Rio Minho.
No desporto, temos a reportagem do III BTT XCO com as presenças de José Dias (Campeão Nacional de Cross Country Olímpico) e Daniela Pereira que ‘limparam’ a prova a contar para o Campeonato do Minho. Mais de uma centena de atletas do norte do país e Galiza.
No passado fim de semana, 8 vitórias individuais e 1 colectiva para os jovens nadadores do Viana Natação Clube nas piscinas municipais de Ponte de Lima ao disputarem a prova ‘Torregri da Páscoa’.
Na Meadela decorreu o 1st Atlantic Seishin Cup com cerca de meia centena de karatecas de 9 equipas de vários países. Os atletas vianenses subiram diversas vezes ao pódio nas mais diferentes categorias.
Na canoagem, o DKC (Darque Kayak Clube) e o Clube Náutico de Ponte de Lima continuam a trazer troféus para o Alto Minho.
www.minhodigital.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.