terça-feira, 28 de março de 2017

Município e Pescadores dão a conhecer Lota de Esposende aos alunos

Integrado na iniciativa “Março com Sabores do Mar”, evento que visa a preservação, valorização e promoção do acervo gastronómico de Esposende, e como forma de incentivar o consumo de peixe nas cantinas escolares, na sequência do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo no âmbito do Plano Municipal de Saúde Pública, estão a ser desenvolvidas atividades educativas e de promoção da saúde, entre as quais a iniciativa "A Escola vai à Lota!".
Esta atividade é dirigida aos alunos das escolas do concelho e pretende dar a conhecer a atividade piscatória desenvolvida localmente, contando com a colaboração da Associação de Pescadores Profissionais de Esposende. Os alunos têm, deste modo, oportunidade de conhecer um barco de pesca e os seus constituintes, assim como as diferentes redes, armadilhas e técnicas utilizadas, e, ainda, aprender algumas curiosidades relacionadas com a arte piscatória. Através destas visitas, as crianças ficam a conhecer o funcionamento da Lota de Esposende, percebendo o percurso do peixe até chegar ao prato, ficando ainda a saber quais os peixes mais vulgares da nossa costa e os benefícios do seu consumo.
Tendo em conta a enorme adesão por parte das escolas do concelho, registando-se mais 500 crianças a participar, a iniciativa está a ser desenvolvida ao longo deste mês e será prolongada pelos 2.º e 3.º períodos escolares.
Não obstante serem do conhecimento geral os benefícios do peixe em vários aspetos da saúde, o seu consumo apresenta grande relutância junto dos mais novos, sendo frequentemente preterido em relação à carne. “A Escola vai à lota!”, tal como várias outras atividades que estão a ser desenvolvidas, traduz-se num mecanismo eficaz de educação alimentar e promoção da saúde em contexto escolar.
Fonte: Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.