domingo, 26 de março de 2017

FC. Marinhas apresenta atividades comemorativas do seu Cinquentenário.

 Entrevistas a personalidades do Clube, Rally Papper Temático, ciclo de Conferências, 30º edição do Torneio Internacional Infantil e Requalificação da Sala de Troféus, são alguns dos marcos que compõem a efeméride do quinquagésimo aniversário do Clube Marinhense, da cidade de Esposende.
Foi este sábado, dia 25 de Março, que o Futebol Clube de Marinhas apresentou, oficialmente, a panóplia de atividades e dinâmicas que compõem o programa do seu Quinquagésimo Aniversário, a serem desenvolvidas até ao final do corrente ano.

Numa conferência de Imprensa que decorreu na Sala de Troféus do “Estádio Padre Avelino Marques Peres Filipe”, e que contou com a presença do Sr. Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Esposende, Prof. Rui Pereira, do representante da Associação de Futebol de Braga, José Amorim, e ainda de vários outros notáveis na história do Clube, cumpriu ao Prof. José Duarte apresentar a Comissão organizadora por detrás das áreas de atividade, agora conhecidas; José Duarte, em representação da comissão, explicou aos presentes o propósito de cada uma das 20 acções, numa abrangência desportiva, social, cultural, humanitária, didáctica e de entretenimento.
A “Tertúlia de Marinhenses” é evento seguinte, já na próxima sexta-feira, que visa reunir ex-treinadores, ex-atletas e público em geral da freguesia, numa partilha de experiências, troca de ideias e vivências análogas ao Clube.
O mês de Abril, por seu turno, é marcado pelo “Ciclo de Entrevistas” a dirigentes, treinadores, jogadores e outros, na recolha e documentação de testemunhos e evidências.
Um “Rally Papper Temático” é a atividade de Maio destinada ao Departamento de Formação. O objectivo da acção é proporcionar aos mais jovens, principalmente, um conhecimento didático, sociológico e cultural dos fatos, aprendendo e reconhecendo histórias e locais ligados ao clube e futebol, em geral.
A comemoração da “30º Edição do Torneio Internacional de Futebol Infantil” marca o mês de Junho, uma referência do F.C.Marinhas, relembrando José Duarte tratar-se de um dos mais prestigiosos torneios de futebol infantil a nível nacional. Paralelamente, uma “Exposição Temática” decorre durante todo o mês de Junho, culminando com um “Seminário Temático”.
O mês que antecede o aniversário enfatiza um “Torneio de Gerações”, num encontro de figuras memoráveis para o Clube, numa lógica social apoiada ainda por um “Espectáculo de Variedades”.
A “Eucaristia Solene Comemorativa” e uma “Homenagem a Dirigentes Fundadores” sinalizam o dia de Aniversário do F.C.Marinhas, a 6 de Agosto, sendo que o “(Re)Viver do 1º jogo do Clube” e a “Edição de Revista do Cinquentenário” são as restantes atividades do mês.
Até ao final do ano a comissão organizadora preparou ainda um “Jantar da Família Marinhense”, um “Ciclo de Conferências”, o “Quinzenário do Projeto FUBIMATE” e a “Requalificação da Sala de Troféus”.
Também o Presidente da Direção do Clube das Marinhas Dinis Ferreira, assim como o Pároco e Presidente da Assembleia Padre Avelino Marques Peres Filipe, não se coibiram de enaltecer o empenho e toda a dedicação associada às Comemorações do meio século de vida de um clube que, num dia de 1967, nasceu da força de vontade de um grupo de amigos.
Fonte: Joana Gramoso
Departamento de Comunicação e Imagem F.C.Marinhas
E-mail: comunicacao.fcmarinhas@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.