sábado, 25 de março de 2017

ESPOSENDE NÚCLEO DE EX-COMBATENTES DE MAR HOMENAGEIA SARGENTE ABÍLIO AZEVEDO

No passado domingo, o Núcleo dos ex-Combatentes de S. Bartolomeu do Mar, concelho de Esposende, homenageou o Sargento do Exército, Abílio Gonçalves da Costa Azevedo, de Belinho, recentemente falecido, com uma eucaristia e a deposição de uma coroa de flores na sepultura, no cemitério de Belinho.
No final da Eucaristia, Ilídio Maranhão, em nome do Núcleo dos ex-Combatentes de S. Bartolomeu do Mar, teceu umas breves palavras sobre o homenageado, considerando-o um “amigo e verdadeiro Camarada em teatro de guerra” como pôde testemunhar no Quartel de Bolama, na Guiné, em 1969. Por outro lado, enalteceu “a sua alegria de viver, que está muito viva na nossa memória e que ficou plenamente demonstrada nos convívios em que participou, tornando-se um dos principais animadores, graças aos seus dotes de declamador, cantor e contador de histórias. Vamos sentir a sua falta nos nossos convívios, pois deixou-nos muitas saudades”, referiu Ilídio Maranhão.
Por sua vez, Fernando Cepa, líder do Núcleo dos ex-Combatentes de Mar, salientou a homenagem a “um companheiro e amigo solidário que partiu e que gostava de transmitir alegria”.
Já no cemitério de Belinho, o Núcleo de Ex-Combatentes de S. Bartolomeu do Mar colocou uma coroa de flores na sepultura do Sargento Abílio, como manifestação do reconhecimento ao homenageado, gesto que a família do Sargento Abílio, através do filho, Prof. Manuel Azevedo, reconhecidamente agradeceu, ao salientar que “o nosso pai com certeza que gostaria deste gesto que nos deixa muito sensibilizados e muita saudade”.
NÚCLEO DE EX-COMBATENTES DE MAR CONVIVEM EM 30 DE ABRIL
O Núcleo dos ex-Combatentes de S. Bartolomeu do Mar, em Esposende, tem já agendado o seu convívio anual para o dia 30 de abril, em que um dos momentos altos vai ser a apresentação e bênção da Bandeira do Núcleo.
O estandarte do Núcleo é uma oferta da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Belinho e Mar constituindo “a concretização de mais um marco importante, pelo simbolismo que representa, dando mais visibilidade ao espírito de camaradagem que nos mantém unidos”, segundo referem os ex-Combatentes.
De acordo com o programa já definido para o convívio anual dos ex-Combatentes de Mar, consta a concentração no largo 25 de abril, pelas 10H00, seguindo-se a bênção da Bandeira do Núcleo e a deposição de uma coroa de flores no Memorial aos ex-Combatentes.
Às 10H20, há uma romagem ao cemitério de Mar, onde será prestada homenagem aos ex-Combatentes falecidos, em especial ao José Lima e Gastão Lima, primos falecidos em combate.
Às 11H15, decorre a Eucaristia na igreja paroquial, terminando a jornada com um almoço convívio, a partir das 12H30.
Fonte:
Sampaio Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.